Abraçadeira Tripartida/Manual
ABRAÇADEIRA TRIPARTIDA
MANUAL DO USUÁRIO
INSTRUÇÃO DE MONTAGEM
-
Desmontar a peça se for necessário.
-
Após a instalação do conjunto na tubulação, o procedimento de aperto dos parafusos deve ser da seguinte forma:
-
“Todos” parafusos devem receber aperto inicial igual, começando sempre nos dois parafusos centrais M16, e após os parafusos externos M14 do conjunto.
-
Para chegar ao torque de 220 N.m nos M16, o mesmo deverá sempre ser alcançado, apertando primeiramente parafusos centrais (2) e posteriormente os externos (2) do conjunto, sempre em ciclos de torque 80 N.m, 140 N.m, 200 N.m e finalmente 220 N.m.
Obs: Os parafusos externos M14 funcionam somente como travamento chegando ao torque máximo de 125 N.m, já os parafusos M16 deverão necessariamente receber torque de 220N.m.
Manter sempre uma distância “uniforme” entre as extremidades das placas.
Para uma melhor vedação, aconselhavam-se o uso de uma manta de borracha de no máximo 7mm de espessura no ponto de vazamento, fornecidasub encomenda para medida do DN 700.
VERIFICAR OS SEGUINTES ITENS
-
Os diâmetros externos dos tubos a serem conectados devem estar dentro da tolerância permitida.
-
Limpar as extremidades dos tubos, retirando eventuais resíduos.
-
Lubrificar totalmente borracha; internamente, a parte em contato com as placas fundidas e externamente, a parte que irá ficar em contato com o tubo.
-
Na armazenagem a área de estocagem deve ser plana, o solo não pode ser pantanoso, instável com presença de detritos corrosivos.
-
Para que sejam mantidas as qualidades, propriedades e durabilidade dos acoplamentos são recomendados os seguintes cuidados na estocagem : evitar a ação da luz solar, evitar estocagem em locais demasiadamente úmidos, evitar áreas onde as peças sejam passíveis de impacto.